![]() |
Reprodução: Bol/Uol |
Um triângulo.
De um lado, o acúmulo estrutural, robustez fabril e presença constante em grandes aquisições. De outro, a solidez, o planejamento e a sobriedade em sua produtividade e realização de negócios, e ainda, em seu terceiro vértice, a agressividade em negociações desde a compra internacional até o campo.
Ninguém se enganou, são elas, Yara, Mosaic e Heringer, as principais misturadoras brasileiras nos últimos anos que vem dividindo as pouco mais de 30 milhões de toneladas do mercado de fertilizantes brasileiro.
As líderes possuem distinção e peculiaridades essenciais em suas operações e práticas comerciais Brasil afora.Enfim, cabe uma breve descrição de cada uma e seus desafios para garantir o pódio em 2020:
Yara vem investindo em tamanho e aparato fabril, seja com a aquisição da Bunge Fertilizantes e outras menores posteriormente, e também com fortíssimos investimentos e revitalização de todas as plantas do seu complexo industrial, a gigante norueguesa vem desde 2012 realizando grandes investimentos e se consolidando como a maior misturadora do país com market share alto e alto volume de negócios no território nacional, possui braços logísticos extensos e uma variedade geográfica disposta ao atendimento da demanda nacional com sobras. Além disso, possui uma forte verticalização em nitrogenados, consolidada como grande produtora, consegue ser agressiva no campo nas margens negociadas na sua linha deste nutriente. O grande desafio que se vê nela, é a capacidade de assimilar uma estratégia tão arrojada e realizar suas projeções com a fluência logística necessária, sem dúvida, um ato de coragem em um país como o Brasil, carente em infraestrutura em suas rodovias e portos sucateados devido a sucessivas má administrações.
Heringer, há quase dez anos figurando entre as 3 maiores do país, se mostra acostumada e bem posicionada em um mercado altamente competitivo. Por não ser uma produtora, soube agregar uma política de riscos em suas negociações, desde a compra internacional, com negócios rápidos e lucrativos até o campo, com uma estratégia intensa de realização de volume. Com um parque industrial também grande, e uma grande concentração no sudeste do país, atinge números elevados de produção no mercado sudeste e centro-oeste, aliando sua estratégia agressiva e a disposição em realizar grandes negócios, consegue se posicionar há bom tempo no top 3. A questão maior, se tratando de Heringer, é a de maximizar os lucros da empresa, que em sua priorização de volume, vem fechando por anos no zero a zero ou com lucros tímidos perante as outras gigantes do setor.
Mosaic, a empresa símbolo e modelo organizacional de produção e distribuição de fertilizantes. Caracteriza-se pela sobriedade em seus negócios e operações em toda a cadeia, além disso, possui em sua verticalização outro atributo competitivo e lucrativo, sendo a maior produtora de Fosfato e Potássio combinados do mundo, tem em suas fábricas, a maioria de seu produto produzido e assinado por ela mesma. Com a excelência em suas estratégias e objetivos bem definidos, o ótimo desempenho financeiro é uma consequência natural frente a posição da Mosaic no país, ainda tímida em termos estruturais, trabalha razoavelmente entre unidades próprias e terceiras, e busca o crescimento orgânico para consolidar-se entre as 3 maiores do país. Em sua busca por ser uma líder mundial em nutrição de safras, cabe destacar que há a necessidade de um pouco mais de agressividade em seus negócios e uma intensidade logística mais adequada para suas ambições, visando sua operação com terminal próprio no PR, resta buscar alternativas de abastecimento em outras pontas da baía brasileira.
Enfim, o mercado é incerto, a demanda é certa, o aumento da área plantada no agronegócio e a busca constante por maior produtividade do agricultor deixa o cenário futuro em aberto para a conquista de maior espaço por parte destas empresas, estima-se que a produção das três em conjunto ultrapasse pouco mais de 20 milhões de toneladas/ano, e terá que aumentar em vista dos novos desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário