Engraçado quando ouço que nossa geração está perdida. Que o país vai pelo pior rumo se depender de nossa preocupação com o futuro, essas coisas.
A Geração que implantou o jeitinho brasileiro aqui não é a nossa, a geração que administra o país, os estados e municípios também não é.
A conversa é de que nos deixaram um país melhor e estamos estragando ele, será que é isso mesmo?
Hoje, o funcionalismo público é fortemente ainda ocupado pela geração anterior, a que quer estabilidade e aproveitar o descanso funcional que o serviço público proporciona, temos repartições com pessoas que só vão para bater cartão e bater papo, as Polícias também tem seus pendurados e por aí vai...
O jovem reclama, chora por oportunidade, estuda e não contenta o mais velho, porque não tem experiência, pois não pode trabalhar aos 13 anos que nem os antigos faziam ou sair por aí vendendo coisas, pois o próprio antigo faz resistência e escanteia o jovem do mercado de trabalho.
A violência, será que é herança nossa? Acho que não, pois a geração anterior não pensou no crescimento, ela pensou um Brasil que não iria ter desenvolvimento populacional, fez o que tinha que fazer e parou, e hoje, ela mesma se faz de desentendida quando nos faltam escolas, hospitais, moradia e presídios.
Hoje, a periferia é periferia porque não houve um projeto de verticalização e as cidades alongaram-se, ficou para a geração de agora verticalizar o desenvolvimento urbano, explorar zonas sem saneamento e eliminar as condições sub humanas que parte da população ainda vive.
A geração que fez muito ainda dificultou o caminho da mulher, não lhe deu igualdade, ignorou a sede delas por trabalho, educação e pelo amor.
E ser gay então, esse termo nem existia, era puto, maricas, machorra ou sapatão. Os pais os expulsavam mais, reprimia-os, sentiam vergonha dos próprios filhos e estes carregavam as cicatrizes da intolerância, os gays "não existiam" porque eram privados da liberdade.
Enfim, eu não quero criticar as gerações passadas, só quero mostrar a eles que estamos tentando consertar nosso futuro. Tentar tornar a sociedade mais igualitária e corrigir seus erros.
Nenhuma geração é melhor que a outra, afinal, uma é resultado da outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário