
Parece ser a primeira lição a ser aprendida pelo movimento feminista.
O feminismo é um movimento importante, tão importante que a maioria do nosso país é mulher, a maioria do nosso país precisa se mobilizar, de maneira estratégica e organizada.
As lideranças do movimento no Brasil possuem ideologia política definida. O que é um erro. Se abraça a políticos que pouco trabalham pelo movimento, pouco se mobilizam pelas mulheres, que não age com pró-atividade. Talvez com o caso dessa menina, o que é muito triste e levou a uma comoção nacional, consigam emplacar mudanças consistentes na legislação e na ostensividade das autoridades.
O erro em se associar com ideologias políticas atrasa o movimento, não consegue força no congresso e, dependendo, dos políticos, banaliza suas pautas.
Quando o movimento feminista se alia com movimentos de minorias e de outras causas, perde força, perde finalidade, espalha a pólvora ao invés de cravar um tiro certeiro. A forma de enxergar o movimento como revolta, conjuga certa imaturidade de forma política. O movimento feminista deve ser visto como evolução, e não de revolta, pois a revolta não leva a convergência, leva ao embate, leva a dúvida.
Quando leio os manifestos de grupos e lideranças feministas, o que menos consigo chegar na interpretação é de necessidade de promover a igualdade, a interpretação conduz a uma estratégia diferente, com agressividade excessiva, com ódio, com rancor.
As pessoas precisam entender que uma das coisas mais importantes para a humanidade é promover essa igualdade, criminalizar os atos contra a mulher de maneira consistente, já passou da hora de haver pressão popular sobre quem diz que representa a mulher, e na hora da verdade não briga pelos direitos da mulher, que não forma uma legítima bancada em defesa da mulher.
Não adianta se criar um partido da mulher, uma bancada feminista, grupos, manifestações, tudo isso, se na hora da verdade, na hora de empurrar PL na câmara, na hora de pressionar a delegacia da mulher, as forças parecem que se dissolvem.
Sabe o estupro do Piauí? Os menores foram liberados. Sabe o estupro de mais de 30 agressores? Se tiverem menores de 18 anos, ou serão liberados, ou não cumprirão pena adequada. Vocês concordam com isso? EU NÃO.
O movimento feminista precisa de melhorias, precisa de organização, precisa de foco.
Uma luta tão importante e nobre precisa de verdadeiras guerreiras, de sobriedade e respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário