Posts Mais Acessados

sábado, 13 de setembro de 2014

A mídia e o Exu de Duas Cabeças

imagem de carolcampos.com.br

Atenção. Cuidado. Respeite a mídia.

Esta máquina de mobilização social tem poderes até agora ilimitados. Ela te faz o melhor dos heróis, e também pode te transformar no pior dos bandidos.

Vejam. A torcedora gremista Patricia Moreira teve sua casa incendiada, ontem mesmo, por uma meia dúzia aí que tomou a palavra macaco como centro de seu ódio. Acho que o racismo nem será o centro de minha análise, mas o poder que a mídia tem de fazer o que ela quer com seus pensamentos e ideologias.

A indignação do Sr. Aranha trouxe a mídia do centro do país a imagem de uma torcedora qualquer, uma cidadã comum, que pronunciou aquela trissílaba no auge da sua, vejam, também indignação com o gesto antidesportivo do Sr. Aranha, que ficou deitado em seu perímetro atrasando a partida. Bom. Com isso, a Patricia acordou no outro dia sendo mais odiada que a carga tributária do país e comparada a Adolf Hitler na mais intensa das discussões.

A Rede Globo, ampla divulgadora do escândalo, fez questão de explorar o gesto da forma mais sensacionalista possível. Sua imagem dizendo pausadamente a ofensa ao goleiro, foi veiculada em todos telejornais de forma negativa, obviamente todas as demais emissoras fizeram o mesmo. Estas organizações acaloraram o gesto com discurso em cima de discurso negativos acerca do fato, levou a retratação da moça a seus programas e não foi o mínimo imparcial em seu julgamento.

É importante notar que a imprensa do centro do país despreza os times da dupla grenal e se aproveita de qualquer falha que haja na atividade dos mesmos. Distribui por aí o rótulo de truculência no nosso estilo de jogo, a imagem de diferenciação que tendem a espalhar do gaúcho, que honra seu estado porque é uma individualidade sua e não precisa propagar isso, pois é um orgulho de uma história, um íntimo de uma pequena população.
A mídia, em outros incidentes, com clubes do centro do país, foi cuidadosa e adotou um discurso sereno para os fatos. A mesma passa a mão na cabeça de torcidas organizadas bandidas e minimiza os efeitos de seus escândalos por tamanha parcialidade, uma parcialidade regional.

Sabemos que a Patricia errou, ela também sabe, ela se arrependeu. Não sei quem foi que ateou fogo em sua casa, se era negro ou se eram os gaúchos que colocaram fogo no CTG de Livramento, mas sei que quem pratica justiça assim, não precisa ter sua casa queimada, mas precisa arcar com seu dever de cidadão, de ir para a cadeia por ampliar uma já criminalidade.

Hoje, esta pobre nação é assolada por TODOS os tipos de preconceitos possíveis, xenofobias, e injúrias raciais, de orientação sexual, religiosas, sei lá, qualquer coisa aqui é motivo de preconceito.
Precisamos agradecer a mídia a nos ajudar a pensar e ter influência direta em nossos julgamentos.

Fazendo referencia ao título, a mídia é o exu de duas cabeças, seja para o bem ou para o mal, ela pode dizer o que quiser sobre nós, e se for negativo, pode ser a hora de começarmos a nos preocupar.

Um comentário:

  1. Realmente muito complicado, pois além da mídia a população se deixa inflamar pela "justiça midiática" e, a partir desse momento, todos atacam, todos são santos! Realmente esqueceram do próprio comportamento em estádios de futebol? Ninguém jamais proferiu qualquer injuria em um jogo de futebol! Longe de defender o comportamento da gremista, mas Todos estão surdos, só pode!

    ResponderExcluir