Quando saio para caminhar e vejo grades, cercas elétricas, e mais artifícios para proteção da própria casa, fico pensando nos nossos deficientes sistemas de educação e segurança.
Ora, são os meios que mais impactam na formação criminosa e na falta dw uma estrutura digna de segurança pública.
Por muitos anos, temos uma decadente reestruturação do nosso policiamento por conta de muitas aposentadorias, inchaço da área administrativa e baixo ingresso de novos policiais no país, além disso, carece de baixa remuneração e falta de gratificações para evitar o desinteresse e possibilidade de corrupção dos efetivos.
Já a educação tem qualidade baixa e não estimula os jovens a ir a deixarem suas casas e irem atrás de um futuro, o professor carece de remuneração e as escolas de estrutura, os repasses financeiros são escassos, decorrentes de um estado quebrado, situação que não vive apenas o RS, mas muitas uf's e municípios.
Voltando a segurança privada, as pessoas não se sentem mais seguras em suas próprias casas por não existir mais policiamento ostensivo, e algo que deveria ter sido feito a longo prazo, e continuado, não é feito por conta de cada representante no governo ter um enfoque.
Compare, veja fotos antigas, veja como as casas eram e como eram desprovidas de segurança e veremos que a educação e segurança não cresceu na mesma proporção de sua população atingida.
A estrutura pública é velha, frágil e vive de improvisos, consequência do desinteresse das lideranças com seu povo.
Enquanto formos vítimas de projetos de poder e populismo, dificilmente saberemos o que é evolução.
Se continuar assim, cuide bem de sua casa, de sua família, que seremos cada vez mais inundados pela insegurança e falta de educação.
PS: não entrei no mérito do sistema prisional, pois o Brasil é um país que defende mais seus marginais do que o cidadão de bem, e sem punições com peso relativo aos crimes, não irá servir de nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário